quinta-feira, 15 de abril de 2010

Les Paul Standard 1981



Essa é a minha... Adquirida em 03/2010 na Guitar Garage em Porto Alegre. 100% original. A cavidade de controle nunca havia sido aberta.
É uma LP de 1981, portanto:
1 - É uma "Norlin" (1968 a 1986 - para alguns fanáticos, isso é pejorativo). Não tem os parâmetros exatos das clássicas 58-60, porém é de antes de eles resolverem furar o mogno. E tive muita sorte: o corpo é de mogno em peça única. Peso total: 4,35 kg
2 - Já sem o "volute" na junção do braço com o headstock (perfil grande), mas o braço é de 3 peças de maple (a do meio é invertida - fica muito resistente). Embora seja o braço preferido do Zakk Wylde, o padrão clássico é com uma peça de mogno.
3 - Ainda não averiguei os captadores, mas tudo leva a crer que sejam "T-Tops". O da ponte é muito bom... Quem sabe é um "Tim Shaw"? Quando for trocar as cordas eu vejo...
4 - Ação ESTUPIDAMENTE baixa, com "zero" de trastejamento. Nunca na minha vida vi isso numa guitarra. Humm... a palavra mágica "Gibson"?
5 - Pots CTS 300k, capacitores cerâmicos .022, blindagem com "caixa" de metal. Fantástico! Quero trocar os capacitores e o captador do braço, mas dói pensar em mexer numa guitarra que está original há 29 anos...
6 - O melhor de tudo: foi um presente surpresa da minha esposa! :)



9 comentários:

  1. Haaaaaaa! Ela não deixou eu ir testá-la! Comprou antes! Mas tudo bem, valeu pela ótima surpresa! :-) Juliano.

    ResponderExcluir
  2. Jack, posso pedir pra você colocar fotos com mais detalhes desta bela guitarra?
    O braço em 3 peças, a caixa de metal, a parte de trás da guitarra, tarraxas...

    ResponderExcluir
  3. Boa ideia, Pedro. Depois desse post eu fiz algumas (boas) modificações nela. Merece um update.
    Mas seria interessante aproveitar pra falar também da época (início da década de 80 na Gibson).
    Em breve.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Jack, vi ontem uma Custom NORLIN, preta, toda "detonada", LINDA!

    Quem tocava estava ao lado de outra pessoa com uma BFG, deu pra notar a diferença do enorme headstock, percebi também pelo descascado do braço que eram 3 peças, e tinha o volute.

    Com as informações que você deu sobre as NORLIN, na hora lembrei, quis saber o ano para confirmar, um amigo foi lá perguntar e entendeu o cara dizer que era uma 56. Não podia, todas as características da NORLIN estavam nela, tinha que ser da década de 70 ou início da 80, certo?
    E 56 acho que nem humbuckers tinha, seriam P90.

    Duvidando da informação pelo que li a respeito, então não me segurei e fui pessoalmente até o palco perguntar, era uma 76!

    Que som! Semana que vem ele deve tocar novamente no mesmo lugar, levarei minha câmera e pedirei para fotografar.

    ResponderExcluir
  5. Pedro, se as Norlins fossem todas ruins como alguns insinuam, Randy Rhoads e Zakk Wylde tocariam com Ibanez, né? :)
    Existem Norlins espetaculares - até mesmo as da fase "pancake" - e algumas com sonoridade bem peculiar. A minha é uma! :)

    Abraço, Feliz Natal e um 2012 com plena satisfação timbrística! :)

    ResponderExcluir
  6. Jack, passando pra mostrar o vídeo que um amigo gravou mostrando a Norlin que falei. As fotos vejo se consigo amanhã.

    http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=PtchN1xyMIQ#t=40s

    Abraço.

    ResponderExcluir
  7. Timbre típico dessas LPs, Pedro :)
    Gosto muito! :)

    ResponderExcluir
  8. Feliz ano novo!
    Tudo de bom, orçamento em dobro pra dobrar a quantidade de guitarras e possibilidades de timbres.

    Abraço.

    ResponderExcluir

Antes de perguntar, faça uma pesquisa no campo "Pesquisar nesse blog".