terça-feira, 5 de outubro de 2010

Esse blog no Cifra Club...

Post temporário. São comentários sobre o blog que rolaram lá no fórum do Cifra Club
Se tiverem tempo para ler, agradeço.

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/243600/

O comentário (replicado por mim) do Luthier Fábio Seiji mostra talvez a razão desse blog existir. E dependendo das manifestações, já que é público, pode também ser a causa do fim dele.

Estranho...  Uma luthier, a Paula Bifulco, me inspirou. Agora, outro luthier me faz questionar minhas motivações.

Acho que tenho o direito de expressar a minha opinião pessoal sobre equipamentos. No meu texto sobre a Tagima, em nenhum momento disse: "Não compre essa guitarra". Apenas mostrei o que descobri e o que eu penso sobre ela. Idem quando menciono o Cedro. Se o fato de eu achar o Cedro ruim ofende as pessoas, tenho que repensar o blog.
Será que esse blog é realmente útil?

38 comentários:

  1. Parabéns pelo blog. Excelente conteúdo! Seus reviews são bastante esclarecedores. Esquece as asneiras que rola pelo Cifra Club. Lá é paraíso da desinformação. É incrível a quantidade dos que se passam por entendidos apenas para se impor sobre o resto dos usuários, na sua maioria, moleques de 15 anos que ganharam de aniversário uma Tagima chinesa dos pais. Continue com o trabalho. Aguardo mais postagens. Valeu!

    ResponderExcluir
  2. Jack, o seu blog e o da Paula somados às discussões de alto nível que rolam no fórum da Guitar Player me fizeram planejar um futuro diferente para mim. Me inscrevi na B&H, adquiri livros e sem esse espaço de bons fluídos guitarrísticos ficaríamos na mão dos que apenas escrevem (e mal) na internet e possuem pouco conhecimento, dos que tocaram em poucas guitarras na vida e se escondem atrás de psudônimos na internet e querem discutir timbres. Pediria aqui publicamente que você fizesse o favor de manter esse espaço vivo!
    Se chegou neste ponto, significa que você está cumprindo o seu papel.

    Abraz!

    ResponderExcluir
  3. Paulo
    Em meu blog, onde abordo aspectos econômicos em relação a instrumentos, sofri um ataque parecido, fui acusado por um luthier, por dizer o que penso ao invés da verdade.
    É mole?? E qual é a "verdade"?!? Só criei o blog pra dizer o que penso, gostem ou não, quem não concorda que não visite.
    Aliás, a minha ideia de escrever nasceu das besteiras que eu lia exatamente no CifraClub.
    Você sabe que essa opinião não pode te interromper, e confesso que eu fiquei desmotivado e confuso quando fui questionado... Agora eu vou escrever também.
    Escreva, que eu leio.
    Abraço.
    Rodrigo

    ResponderExcluir
  4. Paulo
    Acho que seu blog possui conteúdo de utilidade pública para guitarristas de vários níveis e acredito que os luthiers que postaram no Cifra C deveriam entender e respeitar algo chamado LIBERDADE DE EXPRESSÃO . Não é pq vc não gosta de cedro , que cedro seja uma madeira ruim , isso é apenas sua opinião sendo expressada , assim como eu poderia achar o som do alder uma droga e mesmo sendo apedrejado em todos os fóruns do mundo , seria apenas a minha opinião e não uma verdade absoluta . Continue com o seu ótimo trabalho aqui no blog ,ele tem me ajudado muito , assim como a muitos outros tenho certeza. Aguardo novos posts seus
    Abraço Johny Rock

    ResponderExcluir
  5. Paulo,

    Considero seu blog, assim como seus comentários no fórum GP muito pertinentes.
    E tenho o seguinte posicionamento, gosto e opinião cada um tem o seu, e isso reflete o caráter de cada pessoa.
    Basta ver as matérias do seu blog que se percebe claramente a finalidade dele e a qualidade.
    Agora quanto sua pergunta “Será que esse blog é realmente útil?”, sem sombra de dúvidas, suas matérias são esclarecedoras e sempre com grande conteúdo de qualidade.
    Eu te parabenizo-lhe pelo blog, e espero que continue com ele ativo, pois sempre passo por aqui para aprender e conhecer algo novo.

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  6. Paulo/Jack: O objetivo do seu blog, descrito por vc mesmo, é esclarecer sobre guitarra aos guitarristas. Assim como no fórum da GP, tenho aprendido muito por aqui. Críticas sempre surgirão, e isso deve servir pra estimular, e não pra esmorecer.

    Fazendo eco aos demais comentários, peço q vc não abandone a idéia do blog e siga compartilhando seu vasto conhecimento, ajudando a todos nós - amantes das 6 cordas - a entender mais e melhor dos nossos maravilhosos instrumentos!

    Um grande abraço,

    Sidney

    ResponderExcluir
  7. Po, cara ta doido!!! O blog é util sim e discussões são saudáveis!!!!
    Abraço.
    Ogner

    ResponderExcluir
  8. Realmente o blog é muito útil nem pense em repensar(!!). Cara queria que tu fizesse um review da conhecida(e barata) tagima mg32 sei que é barata logo deve ter vários defeitos mas quero aprender como descobrir esses defeitos e prós como já aprendi muito aqui no blog. Valeu

    ResponderExcluir
  9. Jack - Aqui é o Júnior do Forum GP! Desde que me juntei ao forum aprendi muito com vc e com todos os outros, inclusive com seu Blog. Não deixe que opiniões externas te desmotivem a fazer algo que vc gosta, sejam elas corretas ou não. Guitarra é tão viciante por causa disso, não existe verdade absoluta e nem 2 luthiers ou amantes de guitarra que tenham exatamente o mesmo gosto! Opiniões sempre serão opiniões, e acredito que não devemos nos desmotivar por nada em algo que tem um único propósito de nos divertir!
    Abraço e espero ver muitos posts ainda aqui!

    ResponderExcluir
  10. Paulo/Jack,

    Acompanho seu blog há dois meses, mesmo período que decidi comprar uma guitarra e satisfazer um desejo antigo. Ainda não tenho o instrumento pois o quero não está disponível na importadora (Cort G260 OPB - a mesma que você possui). Eu estava em busca de algo e busquei muitas informações, afinal sou completamente leigo. Cansei de ver comentários sobre determinadas guitarras como: "se vc gosta do som dela é isso que importa"; porém como dizer isso de guitarras extremamente baratas e de baixa qualidade? Lendo o seu blog e o FGP adquiri conhecimento valioso que me auxiliaram na escolha do meu instrumento, isso só enfatiza o quão importante é o seu blog e àqueles que, por meio se suas opiniões e blogs, tentam desmistifar as verdades absolutas. Continue com seu blog, todos agradecem. []'s

    ResponderExcluir
  11. Detalhe:

    Antes da atacarem o post e os users do Cifra C. sobre o assunto em pauta, recomendo lerem o tópico indicado para não cometerem o equivoco do proprio Paulo, o qual se desculpou e recebeu desculpas por lá, achando que foi atacado ou desrespeitado em algum momento, o que não aconteceu. Um grande equivoco!
    O blog é muito bom e como eu disse anteriormente, não feche!! Continue com os posts interessantes!
    Abço

    Ógner

    ResponderExcluir
  12. Poxa cara, acabei de incluir seu blog nos meus favoritos, fiquei feliz pelo seu review da SX SST57 e por ter estripado a Picaretagima.. Vida longa ao seu
    blog..

    ResponderExcluir
  13. Jack, tem me faltado um pouco de tempo para participar de alguns tópicos lá do fórum... quer dizer, na verdade tenho selecionado um pouco mais os tópicos dos quais participo, pois, apesar de haver caras como você, o Tanaka, o Yanko, o Molina (o qual deve estar preso... rs... nunca mais vi o cara por lá), tem aparecido uma molecada falando bobagens demais; enfim, o fato é que acho que o nível tem caído um pouco por lá, o que é especialmente preocupante quando a constatação parte de um iniciante como eu. Mas o que me indignou mais foram os desagradáveis incidentes que rolaram, cite-se, por exemplo, o lance com o tal do Bolivar... acho que não vale à pena comentar, muito menos aqui; aquele outro com a matéria do outro brother sobre pedais, onde falávamos sobre a matéria e o cara chou que falávamos dele. PQP, eu nem sabia quem tinha assinado a p*** da matéria! É muito ego, pro meu gosto. Por fim (e para que a introdução e os registros de descontentamento não fiquem maior do que o objeto principal do meu comentário), registro que estou por fora do lance que rolou no cifraclub ou com as tagimas ou sei lá o quê... também não consegui carregar o link... nossa, cada vez me alongo mais (rs...); em suma: meu brother, seus comentários são muito bacanas e sempre agregam conhecimento (tenho salvo vários deles), de uma forma ou de outra, mesmo se em algum momento não estiveram "tecnicamente corretos" na ótica do mais "abalizados"(entre aspas, pois a verdade é muito pessoal e subjetiva, principalmente quando se discute as propriedades tonais do cedro cor-de-rosa da Papua Nova-Guiné. rs rs... esses caras me divertem). A real é que tenho percebido uma agressividade gratuita e descompensada (descompensada mesmo, os caras devem ter problemas em casa, no trabalho... só pode ser!); uma intolerência absolutas às divergências. Grande m**** se o mogno ou pau de goiabeira azul é bom ou ruim para isso ou aquilo. F****-se todas essas miudezas! (continua)

    ResponderExcluir
  14. (continuando) PQP, meu irmão! Será que a minha, a sua ou a opinião do Zé do fórum é tão relevante assim ao ponto de inflamar tanto as concepções ou atingir tanto as convicções de quem quer que seja? Não, porque tamanha indignação, como as que ando vendo, só pode decorrer do abalo de imutáveis verdades absolutas que carregamos. É quando destruímos esses mitos intocáveis que as pessoas carregam que vem tamanho desconforto (se bem que o cara inteligente tende à reflexão, e não à cólera). Acho que esses caras não pensam que essa indignação só prestigia, eleva, o parecer que eles contestam. A verdade é que as pessoas andam mais preocupadas em se fazer prevalecer as suas verdades sobre as opiniões alheias, em expor as suas "abalizadas doutrinas", em modificar a sua (a minha etc.) opinião, do que coloborar com algum tipo de crescimento coletivo, científico ou técnico etc.; em suma, é muito mais uma questão de vencer, de dominação, de se fazer preponderar sobre algo ou alguém, do que propriamente compartilhar, discutir, dividir, dialogar. Você é um cara inteligente, resolvido e isso se percebe fácil. Portanto não se deixe abalar nenhum pouco pelos atos de violência virtual e encapsualada (teoria do encapsulamento) gratuitos. Além disso, acho que a coisa vale à pena, mesmo que esteja sendo útil apenas a um dentre mil, porque às vezes é esse um o cara verdadeiramente merecedor de sua atenção. Por fim, não sei porque tanta gente (na verdade é uma minoria esmagadora. rs rs.. na verdade mesmo, acho que de uns 500 caras que devem participar disso, acho que dois ou três se ofederam.) tem se ofendido, afinal ninguém está obrigado a ler seus comnetários, ninguém está obrigado a visitar os seus tópicos, ninguém está obrigado a entrar no seu blog e, o principal, ninguém, ninguém mesmo, inclusive outros que o leiam (portanto, não aleguem que esse tipo de coisa afeta a terceiros, propalando supostas inverdades, blá blá blá...), a concordar com você. Um grande abraço, Ruy. PS: entreo aqui não por causa dessa bobajada toda que coincidentemente andou rolando, mas para ver se havia algum post bacana (como é habitual de sua parte), alguma novidade. Seu blog é massa! Valeu!!! Ah, PS2, apesar d'eu ter citado um ou dois episódios concretos acima, em momento algum - peço à todos indistintamente -, quis ou quero associar à estas pessoas o que comentei aqui. Falo isso não por medo de eventual ataque (o que seu sei que jamais ocorreria, por exemplo, da parte do cara que assinou a matéria objeto do comentário acima, cara gente boa de mais), mas porque essa é a minha real opinião. o que manifestei aqui foi, primeiro, pelo meutotal apoio ao Jack, Paulo May, ao seu blog bacana, mas, segundo, porque é algo que tenho constatado em minha vida como um todo, não só no ambiente virtual, mas também no concreto (pois real todos são, né?!), o que é um pena! Jack May, forte abraço e avante! RUY.

    ResponderExcluir
  15. Desculpem-me todos pelos erros de grafia e digitação. Vou me valer aqui do pretexto fajuto e mais usual de todos (rs rs...), embora nesse caso seja verdadeiro e comprovado, pelos quase 8.000 caracteres que digitei (kkk...): foi a pressa! Abs., Ruy.

    ResponderExcluir
  16. Nooossa, mas que bafafá Paaaaaulo!!!!

    Bom, primeiro quero dizer que fiquei muito surpresa e feliz em saber que meu trabalho te inspira! =)

    Em relação ao "quebra-pau" do forum eu só tenho 3 palavras para te dizer: POLÊMICA DÁ ACESSO!
    (...e olha quantos comentários legais você recebeu nesse post!)

    Não acho que o tópico do fórum pague todo o trabalho que teve e tem com seu blog para tirá-lo do ar.
    Eu particularmente não conheço o pessoal do FCC, não acompanho, mas estamos sempre sujeitos a essas situações. Basta ter opinião, ter blog, participar de foruns e, principalmente, ter entusiasmo...

    Agora, se você for acabar com tudo, fechar a porta e apagar a luz me avisa que o Blog da Pauleira te recebe!

    OBS: me manda um email que eu tive uma idéia! pauleira@gmail.com

    ResponderExcluir
  17. Paulo, consegui dar uma lida no fórum do cifraclub. Concordo com o que um colega postou por lá, de fato, a comunicação verbal quando traduzida para a forma escrita dá azo há muitos maus entendidos. Fóruns, e-mails etc., quantos problemas surgem pela má compreensão?! Às vezes uma simples ironia ou uma despretenciosa brincadeira é interpretada como ofensa, sem que fosse esse o real propósito do interlocutor. Não que fosse esse o caso. Mas acho, de verdade, que o colega não quis te desabonar ou atingir. Também acho que você não replicou com o intuito de agredi-lo. Mas, às vezes, queremos apenas ser enfáticos, veementes, na defesa de uma tese, e isso soa como agressivo. Falamos muito pelo gestual, muito mais do que pelas palavras propriamente ditas. Resolve isso numa boa e vamos em frente. Parabéns pelo blog. Grande abraço. RUY.

    ResponderExcluir
  18. Pessoal, eu não tenho palavras para agradecer o apoio, inclusive de alguns amigos pessoais que aqui postaram.
    A idéia inicial do blog era postar as minhas guitarras (até meio egoísta porque com o layout automático eu consigo um belo arquivo/banco de dados delas) e comentá-las. Obviamente fui um pouco longe demais, mas sempre houve a intenção paralela de ajudar - às vezes com coisas banais porém úteis como o uso do multímetro e a alteração dos captadores.
    Vou evitar assuntos técnicamente mais densos e me ater às coisas básicas.
    Baixo a bola, mas vou continuar dizendo que não gosto do som do Cedro... :)

    Mais uma vez, muito obrigado!!

    ResponderExcluir
  19. Ou, resumindo: "Amigos são para essas coisas..." :)

    ResponderExcluir
  20. Paulo/Jack: Não era diferente do esperado o q vc postou no FCC após a polêmica. Quem te conhece (mesmo q virtualmente) do fórum da GP tem noção do seu caráter e q, principalmente, a sua intenção é a de ajudar - mais ainda - sem esperar um retorno q não o aprendizado do outro. Isso é de tirar o chapéu, pq infelizmente é raro nos dias atuais.

    "Vou evitar assuntos técnicamente mais densos e me ater às coisas básicas."

    Pô... por favor! Não faz isso não... onde vc acha q conseguiríamos as informações q temos aqui sem q tenhamos q serrar uma Les Paul ao meio ou sem gastar um bom tempo lendo sobre multímetros e tal? ;-)

    Seu blog é muito bom do jeito q está. Se depender da minha opinião, segue postando! \o/

    Abraço,

    Sidney

    ResponderExcluir
  21. Pode aprofundar no máximo possível, de preferência cheio de opiniões suas! Quem quiser ler, que filtre o que interessar.
    O mais legal aqui é a profundidade dos assuntos.
    Parabéns mais uma vez.
    Abraço.
    Rodrigo

    ResponderExcluir
  22. Esse blog é muito maneiro, aqui fala mais um anônimo que lê frequentemente o teu blog. Tem muita coisa boa aqui. Erros? Servem para serem corrigidos. O que é fato, é que aquela tagima é um tranqueira, só de ver as fotos, não precisa ser nenhum especialista. []'s Jean.

    ResponderExcluir
  23. Obrigado novamente pessoal (aos amigos do fórum da GP, amigos que fiz aqui e até os anômimos com os mesmos interesses que a gente) - vou continuar postando.

    Folli - o idéia do próximo post era justamente essa: captadores. Só para garantir ( :) ), vou pedir para o Sérgio rosar fazer a revisão antes de postá-lo... :)

    Abraço!

    ResponderExcluir
  24. Cara continue o seu Blog, criticas sempre tem e tem muita gente do FCC que realmente fala muita besteira, o seu tópico abre a mente de muita gente principalmente a minha , em saber do que realmente é feito tal guitarra por ai vai, respeito a opiniao do luthiers do forum sáo pessoas que ajuda muito a galera, mas nao deixe se levar pela opiniao deles e continue seu blog, falando as verdades sobre as guitars e outra vc nem nenhum momento diz para o tal individuo compra ou nao a guitarra, se a pessoa pensa assim é problema dela, vc nao diz isso apenas faz o review ..ate

    ResponderExcluir
  25. Meu caro, também sou frequentador do Fórum do Cifraclub e, infelizmente, como tudo neste mundo, tirando-se meia de dúzia, ali só dá uma molecada que se preocupa mais em falar (o que em regra não sabe) e com a marca estampada do headstock da guitarra. Se pensassem mais em tocar, fariam melhor. E no caso de um Fórum, deveriam se preocupar mais em agregar, juntar, fazer amigos, trocar idéias (mesmo que diferente das próprias idéias) e tudo o mais que, pelo menos para mim, é conceito de grupo, de sociedade.

    Permaneça sempre como você é.

    ResponderExcluir
  26. Aí Paulo, gosto é que nem bunda. Não dá para agradar todo mundo. Faça o que você gosta e faça bem feito, o resto é conversa para boi dormir. Mantenha o blog. Sempre que dá eu dou uma passadinha aqui. Abração, Juliano.

    ResponderExcluir
  27. Sei que este post é velho, mas mesmo assim quero dar a minha contribuição a vc: Continue postando!rs Sabes como cheguei aqui(escrevi como sulista -em "sabes"- em sua homenagem!rs) Li todos os seus posts anteriores. Acho que comecei a seguí-lo em novembro/2010. Sendo assim, perdi muitas boas informações postadas anteriormente... resolvi tirar o atraso hoje! Grande abraço!

    @prenatopb
    http://letraemusicadgp.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. Renato, muito obrigado pelo apoio e pelas dicas! :)
    Teu blog já tá nos meus links pessoais.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  29. Segue a sua réplica à respeito da minha postagem:

    "jack99
    Veterano

    Caro Fábio (e pessoal aqui), um amigo lá do fórum da GP me avisou que meu blog foi citado nesse tópico e após ler o teu comentário, me senti na obrigação de esclarecer:

    1) - Sou guitarrista e não luthier e minha busca por conhecimento técnico iniciou-se após ter sido enganado por um luthier. Meu objetivo é esclarecer os guitarristas (na medida do possível) porque não quero que passem pelo que eu passei e sempre deixando claro - novamente - que não sou luthier, não sou o dono da verdade também. Com a notável exceção da Paula Bifulco e seu excepcional blog, o que tenho percebido é uma clara indiferença desses profissionais em relação aos guitarristas e, se me permites, alguns com requintes de soberba e empáfia inexplicáveis, principalmente quando se exibem em fóruns. Esses são facilmente reconhecíveis porque suas respostas geralmente vêm um uma palavra ou no máximo uma linha. Isso pode impressionar um guitarrsita principiante, mas para mim que tenho 30 anos de guitarra nas mãos, é empáfia (arrogância, presunção). Meu blog existe porque nenhum luthier, com exceção da Paula, se deu ao trabalho de fazer tal coisa.

    2) - Acredito que o verdadeiro luthier deve ter domínio consistente de vários assuntos (marcenaria, elétrica, física, geometria, acústica, botânica, etc. e o mais importante: ouvido musical e "dom") para se autodenominar "luthier".
    Além disso, educação e ética ao lidar com o cliente. O que eu vejo é muita gente que mal sabe falar o português, com apenas uma formação básica e informal, nenhum substrato técnico se passando por luthier.

    Obviamente não questiono a tua capacitação técnica até porque não conheço o teu trabalho, mas achei precipitadas e até inadequadas (no contexto) algumas colocações.

    Como podes dizer que aquilo pode ser Alder e ao mesmo tempo sugerir que eu busque uma referência macroscópica se todas - sem exceção - referências macroscópicas mostram que existe uma disparidade gritante entre as duas madeiras? Tente encontrar uma foto de alder com aquele padrão macroscópico na internet, por favor.
    IPT? Referes-te ao "Instituto de Pesquisa Tecnológicas"? Como se fosse tão fácil como pegar o telefone e pedir uma pizza. Fiquei 4 meses às voltas com Botânicos e Técnicos Florestais da UFSC e o laudo técnico com valor legal (se eu falar em "avaliação macroscópica" para um juiz ele ri da minha cara) só é possível na UFP (Federal do Paraná).
    Quanto às emendas, mostrei para 3 (verdadeiros) luthiers antes de postar e eles confirmaram. Pode até ter menos peças, mas emendas, literalmente, são pelo menos 6. Ou seja, seis pontos de distúrbio de ressonância.
    Drop top pode ter mais de um conceito mas preferi o usado pelos fornecedores de madeira dos EUA: tem cerca de 1,5 cm, normalmente figurado e usado para efeito estético. O Top Plate seria o top propriamente dito, com função estrutural e acústica:
    http://www.lmii.com/carttwo/thirdproducts.asp?NameProdHeader=Figured+M aple

    Veja bem, eu, um guitarrista (nem profissional, sou médico na verdade) tendo que fazer o que vocês deveriam estar fazendo eticamente: orientando seus clientes, informando, alertando.
    Não é possível que tenhas visto aquela picaretagem da Epiphone e a barbaridade da Tagima e te limitastes a qualificar o meu blog com "algumas informações erradas ou confusas".

    Com essa ajuda, é bem capaz que algum principiante daqui, que está economizando há meses para compar uma guitarra, ir numa loja amanhã e levar para casa uma Tagima daquelas...

    Caro Fábio, desculpe a franqueza, mas perco um bocado do meu tempo com o blog, partilhando conhecimento. Não sou dono da verdade e preciso de ajuda (real: fatos, dicas, experiências), não críticas negativas precipitadas e desfocadas.
    Ele está aberto à correções gabaritadas e bem intencionadas.
    Ele está aberto para ti. Te convido a postar lá.
    Um abraço para todos!
    Paulo May"

    Sem mais
    Fábio Seiji

    ResponderExcluir
  30. Caro Sr Paulo;
    Fiquei sabendo deste post através do comentário de alguns amigos e, apesar deles me orientarem a entrar com um processo por difamação e danos morais, resolvi tentar resolver diretamente com o senhor.
    Li sua postagem e todos os comentários e gostaria que o senhor deixasse claro as informações à respeito das suas reais motivações e a minha real influência dessas suas motivações.
    Se o senhor martelar o seu próprio dedo e eu te indicar um analgésico eu não vejo motivo algum do senhor vir à público citar o meu nome como desmotivação para nunca mais pegar num martelo.
    Lendo a maioria dos cometários, à excessão de poucos como o do usuário Ógner, é notório que a maioria sequer leu o tópico e tiraram conclusões precipitadas denegrindo a minha imagem, dos demais usuários do Fórum Cifra Clube e seus administradores.
    Em momento algum vi o senhor esclarecendo as informações ou julgamentos desses que fizeram tais comentários.
    Como o senhor bem sabe eu apenas corrigi algumas informações postadas pelo senhor e ainda te indiquei o IPT, maior autoridade no assunto, para a identificação da madeira de sua guitarra e, se o senhor tivesse a humildade de pesquisar no Google saberia que a identificação macroscópica é a forma padrão para tal identificação e não viria em tom irônico que veio no Fórum.
    Está aí o link para te facilitar e o laudo técnico te daria o respaldo para embasar o seu processo contra a Marutec ou para economizar tempo e dinheiro em caso de identificação positiva:
    http://www.ipt.br/solucoes/59.htm
    As manchas escuras em sua madeira é um efeito de fungos que é conhecido como "Spalted" ou "Spalting" e pode ocorrer em diversos tipos de madeiras diferentes.

    ResponderExcluir
  31. Caro Fábio,
    Como gostarias que eu esclarecesse a situação? Um post novo ou editando esse?
    Quanto a eu ter questionado a existência do blog após a tua intervenção é uma questão pessoal, incluindo o fato de não me sentir apto para alguns assuntos técnicos.
    No próprio post da Tagima, no final, coloquei um adendo (07/10/2010). Cito: "Porém, um luthier, Fábio Seiji, através do fórum Cifra Club mencionou que "pode ser" Alder, independente do aspecto.
    Já que não há mais unanimidade, e o luthier tem o respaldo técnico, eu não posso mais afirmar sem uma definitiva análise em laboratório."
    Não me lembro de em nenhum momento ter te difamado ou questionado teu conhecimento. Nem sequer pensei nisso. Mas se de alguma forma o contexto das minhas colocações te ofendeu, peço desculpas, como já pedi uma vez no Cifra Club.

    Se desejares, posso apagar o post integralmente.
    Grato pela atenção,
    Paulo May

    ResponderExcluir
  32. Caro Paulo;
    Pra mim, um novo tópico esclarecendo seria ótimo, pois você pode perceber que fiquei com uma imagem ruim entre os que comentaram neste tópico e tenho até relatos de que, pelo menos, uma pessoa deixou de procurar os meus serviços por causa deste tópico.
    Independente de eu ser luthier o respaldo técnico tem que vir de um órgão que seja referência no assunto ou de algum especialista que tenha título de notório saber, e eu não me encaixo em nenhuma dessas categorias.
    Ainda mais que a avaliação por fotos da internet teria caráter duvidoso.
    Manter esse tópico na íntegra ajudaria também a deixar as coisas bem claras para aqueles que não estão inteirados no assunto.
    Pode fazer com calma e não perca o seu sono por minha causa pois não fico irritado por pouca coisa.
    Obrigado.
    Fábio Seiji

    ResponderExcluir
  33. Cara, apesar de termos opniões diferentes quanto alguns assuntos (a melhor strato que ja tive era a 735, corpo de cedro! heheheh), eu curto o teu blog pra cacete. Não pare de postar teus artigos interessantes, por favor! =)

    ResponderExcluir
  34. Paulo/Jack, te admiro cada vez mais com relação ao trabalho bacana que você faz no forum da GP e no seu blog, fico muito feliz de ver o quão importante é um cara, que se colocou em pesquisar os instrumentos para dar um respaldo do ponto de vista do guitarrista, e não somente do profissional das empresas ou vendedores.

    O impotante é que o seu blog continue, pois possui informações primorosas de detalhes técnicos que eu nunca saberia.

    abraços

    Caio Maranho

    ResponderExcluir
  35. Fui suspenso do Forum Cifra Club e tasquei eles no Reclame Aqui duas vezes, inclusive pelo falso moralismo existente naquilo lá. Tópicos onde não há nomes como Mauricio Bertola, Fábio Seije ou Marcos De Ros envolvidos, rola ofensas e desvirtuamento de assuntos direto e os moderadores e seus conchavados fazem vista grossa por tamanha incompetência, porém quando tais nomes lá estão, qualquer deslize é punido com advertência e enorme ladainha. http://www.reclameaqui.com.br/17282542/studio-sol/perseguicao-e-humilhacao-no-forum-cifra-club/ e http://www.reclameaqui.com.br/17150802/studio-sol/forum-cifra-club-permite-abusos-e-ofensas-e-pune-banalidades/

    ResponderExcluir

Antes de perguntar, faça uma pesquisa no campo "Pesquisar nesse blog".