quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Telecastermania - parte 5: " Fireglo" & "Frankencaster"


          Seria uma injustiça deixar passar batido o comentário da Kessia (Even: kessiapinheiro [at] gmail [dot] com) no post da Bittencaster do Anderson, cheio de detalhes e com links para fotos da Telecaster que ela montou com o seu marido, Nilo, seguindo basicamente os mesmos princípios que eu e o Anderson seguimos.

Não pretendo postar TODAS as teles do pessoal (até porque suspeito que muita gente fez, fará ou já está fazendo teles assim), mas essas duas, a "Bittencaster" do Anderson e a "Fireglo" da Kessia e do Nilo fecham toda esse sequência de Telecasters de alta qualidade montadas em casa. Os americanos chamam as Teles feitas assim de "Partscaster" - eu prefiro chamá-las de "Telepartes". Dá na mesma! :)

Pois bem, segue o relato da Kessia e algumas fotos que fui buscar nos links:



"Putz, estava preparando para mandar um email para você esses dias, pois também montei uma telecaster pra mim, importando todas as peças.

Primeiramente, eu e meu marido temos alguns instrumentos, mas queríamos diversificar, colocando uma tele na coleção. Ao ver o post da black tele fiz as contas e resolvi fazê-la um pouco moderna, baseando um pouco nos seus posts, um pouco nos do tdpri.com. Aí fui às compras:

Mighty Mite Ash Guitar Body For Fender Telecaster 436 (Cherry Sunburst) - 2 peças simplesmente lindo: $ 140
Mighty Mite Fender Lic. Tele Birds Eye Maple neck mod. 2914 - perfeito acabamento, faltou apenas um verniz como na Fender (vou mandar aplicar): $ 130
Fender Locking Tuners Chrome Strat Tele Guitar: ~$10
Fender 70 Vintage Strat "F" Neckplate: ~$15
Fender Schaller American Series Strap Buttons: ~$6
Fender AM SRS Telecaster Tele Chrome String : Ferrules: ~$9
Fender White Pearl Pickguard by Warmoth: $30
Graph Tech TUSQ XL Strat Style Nut. Slotted: ~15
Acme Prewired Tele Assembly - 4-Way Wiring (com knobs, jack e eletrocsocket) - perfeição de trabalho: $80
Gotoh Modern Bridge for Tele: $45
Seymour Duncan Vintage Stack Tele STK-T1n (neck): $90
Seymour Duncan Little '59‚ for Tele ST59-1b (bridge): R$ 200

Demorou um bocado para chegar as peças, pois comprei bem separado. O corpo comprei pelo eBay e enviei para um conhecido nos EUA que reenviou para mim, juntamento com o control plate montado, escudo e ponte comprados na Warmoth (também mandei para ele). Braço mandei direto e esse demorou MUITO (saiu 11/7 e chegou em fim de outubro). 

Os captadores comprei separados no eBay. Infelizmente o Little'59 nunca chegou e comprei outro num fórum de um camarada que comprou errado para a strato dele. O restante do hardware foi de um vendedor só e foi rapidinho.

Uma foto do corpo quando chegou:




Infelizmente não tirei fotos do processo de montagem, pois estava sem câmera. As dificuldades que tive: O escudo não encaixou perfeitamente no control plate (defeito de fábrica na cor que comprei), aqui tem um exemplo de como ficou: 
O que fiz foi usar uma Dremel em baixa rotação e abrir mais o buraco do escudo até ficar simétrico.


 Comprei chave de 4 posições para utilizar os captadores em série/paralelo. Descobri que precisava passar um fio soldado ao captador do braço (porque ele possui cover metálico) até o terra.

Utilizei fiação vintage cloth em tudo que precisava. Tudo de primeira, digno mesmo de Fender Custom Shop.


Aí vem a pergunta, quanto paguei? Ao todo: R$ 1.400, aproximadamente. Tive a sorte de apenas o braço ser tributado (em R$ 55) e os prejuízos foram do captador que não recebi e do nut que perdi (sim, perdi o Graphtech, está com o de plástico que vem no braço). 


Não gravei som ainda, pois estou regulando ela ainda (e vou abrir de novo para blindar), mas afirmo que os captadores casaram que foi uma beleza). O Vintage Stack tem um som muito gostoso e usando em paralelo com o Little'59 fica um som maravilhoso. Logo que terminar de regular irei gravar um som para testar (tenho que comprar outro jogo de cordas, pois a E estourou de tanto tirar e colocar, também, uma Giannini qualquer 0.10).


Claro que ainda não está perfeita. Para mim ainda falta blindar (estou esperando a fita de cobre), colocar o string retainer (que irei comprar na musicware), envernizar o braço (bem fino e leve, apenas para proteger), regular perfeitamente (estava trastejando pelo tensor estar apertado) e colocar cordas Elixir 0.10 que já estão reservadas para ela. "




UAU! Belíssima Telecaster! O acabamento é do tipo "Fireburst" não (basicamente um Sunburst sem o preto)? (Obs: a WD chama de Cherry Sunburst)
Os captadores Seymour Duncan obviamente à deixam na praia da modernidade. E com certeza um verniz (incolor ou levemente âmbar) vai acender muito esse lindo braço de Bidseye maple.

Parabéns pela Fireglo! E tudo isso por 1.400 reais! :)
Abraço!

_____________________________ * * * _____________________________________


Telecastemania parte 5bFrankencaster do Caio Maranho


O Caio Maranho é um amigo lá do fórum da GP. Acompanhei também de perto o surgimento da sua Frankencaster.
Vou aproveitar o espaço e colocar a história dessa guitarra, nas palavras do próprio Maranho:



"Bom, na verdade essa é uma telecaster que foi apelidada em casa de Frankencaster ou Teleca, devido ao carinho que eu sempre tive por ela.
A Telecaster (depois da Les Paul) era sempre um modelo que eu achava interessante, porque tinha um som brilhante e forte, porque alguns ídolos meus utilizam esse modelo (Keith Richards principalmente) e simplesmente não me adaptava a stratocasters quando comecei a tocar guitarra.

Pois bem meu pai juntou um dinheiro e arranjou essa telecaster para mim, custou 600 reais, corpo em basswood, braço em maple e escala de rosewood, da squier, achei que teria um som ótimo, porém ao chegar em casa essa guitarra sempre soou abafada ao limite, muito fechada e sem nenhum brilho, então nunca dei valor a ela até que ela se tornou minha “cobaia” para experimentações, como pinturas, etc.
Vendo o forums de guitarra e vendo as postagens percebi que tinha muitos elementos nela que não se encaixavam as teles tradicionais, como as cordas passando pelo corpo, a própria madeira do corpo, que dava uma característica mais fechada, e queria dar um visual bacana pra ela for a das minhas pinturas que não davam muito certo.

Como nunca tive experiência com isso consultei o luthier Ricardo, aqui de São Caetano do Sul – SP, dai como queria fiz algumas coisas que deixaram o som dela melhor.
Primeiramente foi conseguir uma placa de ash para podermos fazer o modelo e a construção, felizmente ele conseguiu uma prancha de ash num depósito de madeiras em Pinheiros-SP.


O Segundo ponto era os captadores horríveis que tinham nessa tele, dos sons que acabei ouvindo os captadores da Malagoli soaram melhor para meus ouvidos, com aquele estalado só que um pouco mais agressivo o som e por fim coloquei um single de middle, gerando mais um timbre para a tele.
Por fim, não queria a pintura, queria um verniz por cima da madeira mais escuro e um desenho feito por mim, que ficou bem bacana.
Por último foi feito furos na ponte da tele, acabei usando a ponte antiga e furando ela para passar as cordas pelo corpo.

Da tele antiga se aproveitou o braço, a ponte, tarraxas e seletor de captadores, com um push pra desligar o captador do meio e poder combinar os outros dois.
Os valores finais de toda essa empreitada ficaram assim:
Squier California: 600 reais
Captadores Malagoli: 380 reais
Placa ash + instalação dos captadores: 350 reais
Final: 1340 reais"

11 comentários:

  1. Opa, valeu pelo post no blog!

    Respondendo às perguntas. Meu marido: Nilo, eu: Kessia.

    UAU! Belíssima Telecaster! O acabamento é do tipo "Fireburst" não (basicamente um Sunburst sem o preto)?

    A MM chama de Cherry Sunburst, é próximo ao Sienna SB da Fender, mas mais escuro (sem preto mesmo, degradê entre o vermelho e amarelo perfeito). Não é uma cor exata, nem acho que tenha equivalente na Fender, mas é próximo do Cherry Sunburst das Gibson. Apelidei de Fireglo pelas Rickembacker Fireglo (mas a cor deles puxa mais no vermelho).

    Os captadores Seymour Duncan obviamente à deixam na praia da modernidade.

    O SD do braço ficou bem vintage, como o nome deles (Vintage Stack), mas com um toque bem gostoso de timbre. Já o Little'59 dá uma engordada no som, mas sem ser completamente pesado. Já deixando em paralelo fica muito boa a combinação. Assim que trocar o encordamento vou gravar um som com ela.

    E com certeza um verniz (incolor ou levemente âmbar) vai acender muito esse belíssimo braço de Bidseye maple.

    Eu ainda não sei qual verniz colocar, mas com certeza algo incolor, pois o braço é muito belo para ficar amarelado com óleo. Vou ver com o luthier a questão do verniz, pois não quero arriscar perder os belos olhos do Birds Eye.

    Parabéns pela Fireglo! E tudo isso por 1.400 reais! :)

    E olha que gastei a mais do que esperado, pois tive que comprar um dos captadores no Brasil. Mas com certeza não deve nada às Custom Shop Deluxe (que me baseei). Tem uma pegada incrível, braço igual ao da Fender Strato que temos (C shape), peso um pouco maior que a strato, mas menos que a Vintage LP Paradise. Muito gostosa de tocar, apenas precisa melhorar o "hum".

    Even, para o post ficar completo, preciso do e-mail de contato de vocês (não é obrigatório - o anonimato participativo é bem vindo também) e, como expliquei ao Anderson, disponibilidade para responder às perguntas eventuais dos visitantes. :)
    Abraço!

    Claro, só coloca assim como meio anti spam: kessiapinheiro [at] gmail [dot] com

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, a guitarra ficou linda! Quanto ao verniz do braço porque você não compra no site da Stewmac? Lá eles vendem produtos especiais para guitarra.

    ResponderExcluir
  3. Anderson, alguns produtos químicos não podem ser vendidos para fora dos EUA - acho que os acabamentos estão incluídos. Mas dá pra achar nitrocelulose/ducco aqui no Brasil.

    ResponderExcluir
  4. Oi Paulo!
    Vc é mesmo um cara de adora Teles, hein!?!?
    Esse lance de trazer as peças de fora e montar a guita dá muito certo! E o custo é muito bom, eu gastei em torno de R$ 1800 para montar uma strato da forma que eu quis, corpo em peça única, braço em maple, Seymour na ponte com push pull, floyd e todas ferragens fender. O timbre ficou espetacular! E já estou planejando um baixão P Bass nesse esquema tb.
    É isso ae! Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Paulo,
    Sempre visito seu blog e estou ficando cada vez mais fissurado por construir uma Tele dessas... Os excelentes trabalhos que vejo aqui me inspiram e alimentam minha GAS, hehehe.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. GAS é um problema sério, Adolfo. :)
    Ainda me pergunto por que raios comprei essa última SX - tô cheio de strato boa por aqui :)

    Mas esse projeto de fazer as Teles era uma coisa antiga - ainda bem que deu certo :)

    ResponderExcluir
  7. Se eu comprar as peças na WD e na http://www.bhefner.com/ e mandar para um amigo nos Estados Unidos, se ele me reenviar como presente eu não serei tachado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode funcionar ou não. O fiscal que decide na hora.
      O ideal é o teu amigo especificar bem as peças, acrescentando "Guitar Parts" e colocar pelo menos um valor médio. Podes ser taxado, mas a taxa seria pequena.

      Excluir
  8. Olá, paulo. Tenho uma tele da tagima, do começo dos anos 90 e tenho algumas questões sobre ela. Primeira: ela ainda é top loader, vale a pena deixá-la trhu-body? A ponte que utilizo já tem furacões compatíveis com os dois "modelos".
    Segunda: Sou estudante universitário, logo, não tenho tanta verba assim kk, mas estava querendo trocar a captação da bichinha. Pensei nos vintage plus da malagoli. São uma boa opção?
    Gostaria de enviar imagens que ilustrassem melhor. Para qual email posso enviar?
    Grato,
    João Víctor Moura Lima (joaovictormlima@gmail.com)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://guitarra99.blogspot.com.br/2014/05/faq-003-orientacoes-para-perguntas.html

      Os captadores da Malagoli são bons e a opção de passar as cordas por baixo ou por cima é pessoal. A tele clássica tem cordas por baixo - mais sustain e ataque.

      Excluir

Antes de perguntar, faça uma pesquisa no campo "Pesquisar nesse blog".