sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Selo de Qualidade "Louco Por Guitarra"



        Antes que algum incauto vá pensando que isso é arrogância, explico: há alguns meses lancei no  fórum da Guitar Player a idéia de instituirmos um "certificado de qualidade" para alguns equipamentos com excelente relação custo-benefício. O objetivo seria de orientar, fornecer substrato às compras de guitarristas.
Claro que é um procedimento sujeito a problemas: opiniões podem variar, a qualidade do produto pode mudar, não sabíamos se seria possível usar o próprio nome "Fórum Guitar Player" por causa da revista... Enfim, tornou-se inviável lá no fórum, porém a idéia permaneceu e resolvi trazê-la pra cá.

Eu tô sempre comprando, usando e testando guitarras, captadores e hardware e de vez em quando me surpreendo com a qualidade e preço de alguns produtos. Quando me deparo com tal barganha, tenho vontade de dizer pra todo mundo: "olha, esse aqui tem a mesma qualidade e eficiência que aquele lá e custa a metade do preço!"

Então, a idéia é ressaltar - e com um selo espalhafatoso, hehehe - alguns produtos de excelente custo x benefício. E em se tratando de Brasil, onde os impostos são um tapa na cara, acho que a idéia procede. Não tenho absolutamente nenhum vínculo com ninguém e por isso posso citar marcas e até eventualmente as lojas onde comprei.

        Como o blog é meu e minhas premissas estão bem claras na apresentação, não preciso me justificar. É somente a minha opinião, que talvez não seja a melhor, a mais exata, a mais lógica e definitivamente, não é a única. Mas se de vez em quando ajudar alguém a economizar um dinheirinho, já valeu! :)

Criei um "Ouro" e um "Prata".


O ouro seria para coisas que  realmente me impressionaram, como, por exemplo, as pontes Wilkinson para strato e as tarraxas Planet Waves Auto Trim Lock... 
___________________________________________________________________

E o primeiro Selo de Qualidade vai para:



Ponte Wilkinson WVPC de seis furos e WVP de dois pivôs - Selo Prata de Qualidade!
Construção e materiais excelentes, no nível das Fender americanas e Gotohs. Saddles de aço (não enferrujam), bloco pesado de zinco (as versões "SB" têm blocos de aço, mas são difíceis de encontrar no Brasil). Eu tenho 4 pontes dessas (e vou comprar mais uma :) ). Custam normalmente entre 150-200 reais.
Antes que alguém pergunte, o Zinco é um metal com densidade algo menor que o ferro e nessa ponte, tem uma sonoridade entre o aço/steel e o brass/latão. O latão é uma mistura de zinco e cobre.
Enfim, é uma ponte fantástica por um excelente preço, considerando que é importada.
Info sobre os diversos tipos de ponte Wilkinson: Clique Aqui


Adendo 04/03/2012: O selo da ponte Wilkinson foi alterado de ouro para prata porque o bloco de zinco realmente perde para o de aço. As versões "SB/SteelBlock" com bloco de aço, obviamente são "ouro" e eu recomendo veementemente que tentes conseguir a versão "SB" :)
Leia mais sobre isso aqui (CLIQUE).


Adendo 24/06/2013: ATENÇÃO***: Já temos disponível no Brasil um bloco de aço com a qualidade de um Callaham! Clique aqui para maiores detalhes.

________________________________________________________________



E em seguida, o segundo selo "ouro" vai para as tarraxas Auto Trim Lock da Planet Waves (a Planet Waves é uma linha de acessórios da D'Addario).
Patenteada pelo gênio do design Ned Steinberger, essa tarraxa possui um engenhoso sistema que além de travar, automaticamente corta o excesso de corda. É só passar a corda, travar e começar a afinar a guitarra. 
A relação de giro é de 18:1 (quanto maior a relação, mais precisa é a afinação - as Fender antigas tinham relação de giro de 14:1).
No Brasil, o jogo custa entre 190 e 235 reais. Geralmente é mais barata no ML.

É uma daquelas coisas que depois que usamos, o resto fica sem graça... :). E olha que eu tenho tarraxas Sperzel, Gotoh, Grover. A qualidade até que se equipara entre elas, mas nenhuma bate a Planet Waves em termos de praticidade.
Uma dica: mesmo não sendo necessário, deixe pelo menos uma volta da corda (trave-a com a corda bem solta e não esticada) - eu percebo que os bends ficam mais macios com esse procedimento.
O único senão é estético. Em todas as versões os botões da trava e o poste/eixo, são pretos - podem parecer exagerados para alguns puristas.


86 comentários:

  1. Legal a ideia! Tem o nome das lojas onde eu encontro essa ponte aqui no Brasil? Valeu!

    ResponderExcluir
  2. Podes encomendá-la em qualquer loja que venda equipo Condor, que é a representante da Wilkinson no Brasil.
    Também aqui: http://www.edmarluighi.com.br/site.html
    Procure em loja/pontes
    No Ml, entre outros a "Phantasmo Guitar Parts": http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-198218584-ponte-wilkinson-para-strato-6-furos-cromada-wvpc-_JM

    ResponderExcluir
  3. Que legal que tocou o projeto em frente Jack! Parabéns!
    Como disse no fórum, se precisar de alguma coisa, estamos aí!
    Ótima iniciativa!

    ResponderExcluir
  4. Paulo, idéia excelente esta do selo.
    Venho acompanhando os posts há algum tempo, e são muito bons. Faço um curso de luthier e estou justamente querendo dar um up numa guita aqui em casa. Mas também não quero investir muito. Aguardo um post sobre caps single "baratos" para strato.
    Valeu!

    ResponderExcluir
  5. Êêêêêê!!! Aew Jack, que beleza, ficou demais, por conta de uma destas opiniões suas que conheci as "Planet waves" que são excelentes!!! Mas é isto aew, conte conosco Jack, no que precisar estamosjunto!!! Killerabraço.

    ResponderExcluir
  6. Muito bom Paulo! Essa esta aprovada com certeza!!!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Olá, ótimo blog! Já venho acompanhando o teu blog faz um tempinho e sempre que eu vejo tem alguma postagem interessantes por aqui.

    Só gostaria de pedir um favor, você saberia me informar algum lugar que venda a ponte Wilkinson WVS50 II?


    Abs

    ResponderExcluir
  8. Cara, não sei... :) Teria que procurar na internet. Geralmente achamos no ML.
    Acabei de comentar sobre essa ponte no fórum GP:
    http://www.guitarplayer.com.br/forum/index.php?/topic/993-tunando-uma-strato-pontes/page__view__findpost__p__21501

    ResponderExcluir
  9. Tanaka, Killer e Jr.: Valeu! :)
    Se vocês tiverem alguma sugestão ou idéia, por favor, o blog tá à disposição.

    Kleber: é o Kleber do fórum? :) O curso é o da BH?
    Olha, acho que o melhor custo x benefício de captador single alnico, já que normalmente temos que comprar 3 de uma vez só, é o Kent Armstrong. Tem o modelo 50's e o Texas 60's. Eu tenho um trio desses 50's e embora não possuam o "mojo" dos Fender de formvar (esses são de polysol), são captadores bons. O Jr. recentemente tocou com eles - estão instalados na minha famigerada strato de cedro. O timbre é bem strato, sem dúvida nenhuma. Em seguida, indicaria os Malagoli Custom Alnico 50 ou o Blues, mas o preço já é maior. Os Fullerton Rosar acho que estão em outro nível, inclusive de preço :). Eu os indicaria para guitarras realmente boas.

    ResponderExcluir
  10. Jack, por esta foto, (http://guitarra99.blogspot.com/2011/03/quanto-custa-uma-boa-telecaster.html) não pareçem muito altas, você tem alguma de perfil?

    ResponderExcluir
  11. Lucas, não entendi a pergunta. Falas da espessura do corpo? É a oficial, Fender.
    Podes fazer as perguntas nos respectivos posts. Eu sempre recebo um e-mail avisando.

    ResponderExcluir
  12. Parabéns por levar adiante a idéia, Paulo, e acredito q aqui vc não tenha nenhum tipo de problema (como já dissemos no Fórum). Se fosse possível seria legal vc identificar os posts de equipo com o selo de modo q pudéssemos localizar em uma busca rápida, já q suas dicas são sempre muito valiosas! ;-)

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  13. Paulo, me referi à estética mesmo, que você citou que podem parecer exagerados para os puristas. É só quanto à cor preta, ou os "postes" ficam mais altos que uma tarracha padrão?

    ResponderExcluir
  14. Estavas falando das tarraxas. Agora entendi :)
    Como os eixos são pretos, aparecem mais e dão a impressão de serem mais altos, mas o tamanho é padrão. A tarraxa inteira tem tamanho padrão. O único acréscimo em relação às tarraxas comuns é o botão de trava.

    ResponderExcluir
  15. Sid, identificar como?
    Não serão tantos selos assim, mas vou colocar no título: "Selo de qualidade nº "X"" - daí dá pra identificar no arquivo ou fazer um search.
    Ou tens alguma outra idéia?

    ResponderExcluir
  16. Paulo o curso é no BH mesmo. Agora não participei de nenhum forum. Valeu pelas dicas dos caps.

    ResponderExcluir
  17. Paulo, pensei em uma tag, por exemplo. Não sei como o Blogger trata isso, mas acredito q tenha espaço pra vc inserir tags na hora de cadastrar um novo post. Aí, se a gente busca por "selo de qualidade", por exemplo, aparecem todos os q tem essa tag... assim a gente tem a lista de tudo o q vc já avaliou e aprovou. ;-) Será q rola?

    Abração

    ResponderExcluir
  18. Jack e as Gotoh magnum lock, o que achas? São bem práticas e inibem aquele risco de folga/desgaste/vício, já que não é necessário "girar" ou "friccionar" algo para o travamento da corda. Abs.

    ResponderExcluir
  19. Sid, vou checar isso. Não sou muito eficiente em linguagem e macetes de blog, mas darei um jeito.

    ResponderExcluir
  20. Ivan, essas Gotoh têm o mesmo mecanismo das tarraxas auto lock escalonadas que estão nas minhas Cort (KX Custom e G260). A coisa funciona, mas definitivamente não tem a geniosidade e a praticiade das Planet Waves. A Gotoh é fantástica, mas na comparação, acho que ela perde nessa... :)
    Quanto à durabilidade, tenho um jogo na minha PRS SE há 3 anos, sem o mínimo desgaste.

    ResponderExcluir
  21. Olá Paulo May, será que tem esse modelo(dois pivos) pra canhoto? se sim onde acho

    abraços

    ResponderExcluir
  22. Não tenho idéia, Ulisses. Só procurando mesmo. Guitarrista canhoto sofre muito, não? :)

    ResponderExcluir
  23. Oi Paulo , sou o Duda Menezes lá do FGP . Parabéns pela idéia e tem todo meu apoio e com certeza de muitos outros "Guitar's". Vou prestar bastante atenção nas postagens pois é muito válido e importante , sim , para mim e para meu bolso ....

    ResponderExcluir
  24. Poxa nem fala meu amigo,kkkk guitarrista canhoto sofre um bocado, fico vendo vcs falarem aqui e la no forum, pow via aquela guitar nova, baratinha e boa, quando eu vo procurar se tem pra canhoto a resposta quase sempre é não!!kkk

    Mas faz parte

    abraços

    ResponderExcluir
  25. Fala Paulo! Fiquei algum tempo sem "bloggar" e quando volto por aqui vejo até que 'tens' (nenhum carioca fala assim... estou te zuando mesmo!hahaha) um selo próprio de qualidade! Muito bom! Parabéns pela idéia e pela iniciativa de sempre!

    ResponderExcluir
  26. Duda e Renato: obrigado! :)
    Eu tinha receio do pessoal achar esse selo meio arrogante, mas vocês que me conhecem aqui sabem que o objetivo é passar uma informação/dica e não uma egotrip, hahahá!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  27. Sid - já coloquei os marcadores (estão na coluna da direita, embaixo da pesquisa).
    Obrigado pela dica - não sabia disso e realmente deixa tudo mais organizado.

    ResponderExcluir
  28. Eu q agradeço, Paulo! Afinal, os beneficiados somos nós, q usamos e abusamos das suas informações! ;-) Grande abraço!

    ResponderExcluir
  29. Faltou o preço das tarrachas. :(

    ResponderExcluir
  30. No Brasil, o jogo custa entre 190 e 235 reais. Geralmente é mais barata no ML.
    Já fiz o update do texto.

    ResponderExcluir
  31. Opa Paulo, excelente idéia a sua. Parabéns !!!
    Te add no meu blog: http://luthieriadiy.blogspot.com/

    Grande abraço!!!

    ResponderExcluir
  32. Show de bola Paulo. Seria legal se você fizesse uma review da(s) nova(s) guitarras SEIZI, pois você literalmente esmiuça a guita e faz o review mais detalhado que já vi pela net, até por isso quero lhe dar os parabéns. Mas fica a dica, se puder faça esse review pra nós e vê se essa guita merece algum dos seus selos de qualidade.
    Flw.

    PS: as guitas são essas => http://www.seiziguitars.com.br/linhas-seizi/

    ResponderExcluir
  33. Rodrigo: Parabéns, cara! Excelente blog! O suporte DIY para a micro retífica é sensacional! :)
    Já tô seguindo e coloquei nos meus links aqui.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  34. Vinícius:
    Normalmente eu só faço review de guitarras que possuo, mas se uma Seizi dessas cair nas minhas mãos, vou avaliá-la com certeza! :)

    ResponderExcluir
  35. Coloquei o selo com o link para o seu blog lá no blog da oficina!
    Abraz!

    ResponderExcluir
  36. Valeu, Tanaka!
    Já te enviei um e-mail. Abraço!

    ResponderExcluir
  37. Ola, eu fiz a pergunta para você da sx sst ash r, no seu review da sx sst 57, são muito bons os seus posts parabens, mas aqui gostaria de saber mais dessa Planet Waves Auto Trin(ja estou querendo comprar a sx sst ash r para tunar ja, e estou pesquisando essa tarraxa)Gostaria de saber mais da qualidade dela, você disse que ela é ótima em custo beneficio,mas mesmo se eu estiver dinheiro para comprar uma gotoh, ou fender, ainda vale mais a planet waves?

    (não estarei com uma tarraxa inferior se eu comprar ela em vez de uma gotoh magnum lock ou outras?)

    (não estarei trocando 6 por meia duzia se eu trocar a original por ela?)

    e gostaria de cita-la em dourada, não sei se você ja viu ela dourada, mas sabe me dizer se ela enferruja facil?(ppergunto por que as tarraxas do meu violão são douradas e oxidaram.

    Muito obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
  38. Leandro, eu tenho 5 guitarras com Planet Waves - todas sem nenhum problema até agora. E, como coloquei no texto: "E olha que eu tenho tarraxas Sperzel, Gotoh, Grover. A qualidade até que se equipara entre elas, mas nenhuma bate a Planet Waves em termos de praticidade."
    A qualidade (material, construção, acabamento) é equivalente, mas eu acho o sistema de trava da Planet Waves mais prático que o da Gotoh (o Sperzel é semelhante).Além disso, a Planet Waves é a única que corta a corda automaticamente, sem deixar nenhuma ponta pra gente furar os dedos... :)
    As Waves são MUITO superiores às chinesas originais das SX.
    Não tenho nenhuma dourada, mas o acabamento dourado quase sempre é problemático porque é mais susceptível ao desgaste que o cromado.

    ResponderExcluir
  39. Olá Paulo, tudo bem?

    Tenho uma Fender American standard Stratocaster 93. Quero trocas minhas tarraxas originais mas estou na dúvida entre a Fender Schaller com trava e essa Auto Trim Lock da Planet Waves. Motivo: as especificações do buraco da tarraxa da minha fender. Geralmente produtos Fender não precisam ter alterações. Essa da planet Waves encaixaria perfeitamente? Que que tu acha? Abraços.

    ResponderExcluir
  40. Bruno, a maioria das Fender americanas "Standard" (como a minha 97, por exemplo) têm tarraxas sem o pequeno parafuso de fixação traseira.
    Todas as Planet Waves têm esse parafuso. Nesse caso, a Fender Schaller com trava é a ideal.

    ResponderExcluir
  41. Obrigado pela dica, Paulo. E Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  42. Qual a diferença do bloco de aço pro de latão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siga o link, Armando:

      http://www.guitarplayer.com.br/forum/index.php?/topic/993-tunando-uma-strato-pontes/page__view__findpost__p__28250

      Excluir
  43. Paulo, existe tarraxas para strato no modelo "Kluson" vintage com trava? eu achei a gotoh magnum lock com um preço bom, mas eu queria uma com aparencia vintage. abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caio:
      http://www.stewmac.com/shop/Tuners/Guitar,_solid_peghead_tuners/Gotoh_Tuners/Gotoh_Locking_Vintage_Oval_Knob_Tuners.html

      Excluir
  44. parabens pelo blog, eu achei um pouco estranho pq vi em outro forum o cara falando que a trava era de plástico e quebrou ao apertar as cordas..abs

    ResponderExcluir
  45. Paulo qual das duas pontes você acha que ficaria numa condor RX-20S, esta Fender que eu encontrei no ML (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-437188993-ponte-fender-stratocaster-completa-big-block-frete-grati-_JM) ou esta ponte Wilkinson WVPC?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As duas tem qualidade semelhante. Se o preço for parecido tbém, acho que a Fender México... é bom lembrar que às vezes os furos dos parafusos de fixação não batem e/ou temos que alargar a cavidade do bloco. Nada muito complicado pra quem tem um pouco de experiência :)

      Excluir
  46. Paulo se puder de uma olhada nessas tarraxas veja o que pode ter acontecido
    http://imageshack.us/photo/my-images/811/pdsc02067.jpg/

    http://imageshack.us/photo/my-images/708/pdsc02073.jpg/

    elas quebram facil assim ??

    São mesmo de plastico ??

    tem mais no forum
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/237476/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, vi as fotos e fiquei impressionado. Mas imagino que o cara deve ter forçado demais. Mesmo. Nas instruções isso é mencionado, se me lembro bem. É fácil a gente pensar que devemos apertar com força ali...
      Tenho mais de 5 guitarras com essas tarraxas e nunca tive qualquer problema com elas.
      O material é sintético, bem resistente e acredito que o objetivo principal foi de diminuir o peso das tarraxas.
      Foi a única vez que vi uma quebrada. Se ver isso novamente, acho que terei que passá-la de outro para prata... :)

      Excluir
  47. tenho uma ponte wilkinson wvp q veio na minha strato walczak. como faço para saber se meu bloco é de aço ou zinco? o meu é pintado de preto. pergunto isso pq to pensando em trocar ela, parece q ta meio gasta onde toca nos pivos. se a minha for de aço troco de ponte, se for te zinco tento mais uma vez essa mesma ponte pra aproveitar a furação (é boa a ponte, só q abusei dela hehe)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, a tua resposta tá no texto do post. Perguntaste sem ler?

      Excluir
    2. ou sou dislexo ou em alguma atualização sumiu essa parte, pq aqui só diz que bloco de aço é melhor que o de zinco. meu bloco é pintado de preto, nao dá pra ver se é aço ou zinco. não sei se NESTE modelo os dois são pintados.

      Excluir
    3. Do post:
      "Ponte Wilkinson WVPC de seis furos e WVP de dois pivôs - Selo Prata de Qualidade! Construção e materiais excelentes, no nível das Fender americanas e Gotohs. Saddles de aço (não enferrujam), bloco pesado de zinco (as versões "SB" têm blocos de aço, mas são difíceis de encontrar no Brasil). "

      Se fosse de aço, o nome seria WVP-SB. SB é a abreviação para "Steel Block"

      Excluir
    4. Ou seja, se é só "WVP", o bloco é de zinco. Recomendo adquirires um de aço do Manara - ele faz na medida dessas pontes Wilkinson.

      Excluir
    5. nao tem nada escrito na minha ponte (apenas o logotipo), ja veio com a guitarra, nao sei se é a sb ou zinco, é este o meu dilema.

      Excluir
    6. Mais de 95% das pontes Wilkinson vendidas no Brasil são com blocos de zinco. As pontes das guitarras Vintage, na maioria são também de zinco.

      Excluir
  48. Excelente publicação, já chegou a encontrar o mobelo WVP SB no Brasil? Onde?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As Wilkinson sempre compramos no Mercado Livre Magno.

      Excluir
    2. Quando achamos sim, mas é difícil aparecer. O melhor é comprar a normal e instalar o bloco Manara. É melhor que o original

      Excluir
    3. Obrigado pelas respostas Oscar Jr. Por último.
      Tenho uma ponte das vagabundas chinesas de bloco fino, ja troquei os saddles por uns que comprei da graphtech e to querendo trocar o bloco por esse Manara, ou seja, manter da ponte antiga somente a base mesmo. E ai, compensa? Essa base que restaria influenciaria muito negativamente?

      Excluir
    4. O ideal seria um plate melhor, mas como vc ja tem os saddles, troca o bloco que já melhoraria mto.

      Excluir
  49. Ola, me chamo Marcelo, tenho uma Fender MIM comprada em meados de 2009-2010. Vivo fora do Brasil e estou regressando em carater definitivo. antes de voltar, gostaria de comprar algumas pecas para melhorar minha guitarra. (desculpe, nao tem acentos no teclado).

    Esta guitarraque tenho nao segura muito bem a afinacao, e na ultima vez que estive no BR, um luthier me disse que a ponte estava indo para o pau. Bom, o que penso em fazer eh comprar uma ponte nova e um "nut" tambem. O nut eu acho que vou comprar da GraphTech. Pelo que li na internet, parece ser bom. A ponte, pensei em pegar uma Wilkinson, conforme vi aqui no Blog. Achei uma por um bom preco noEbay (60 doletas, jogo comleto). Porem, o espacamento das cordas eh 2-1/8". Conforme o Atendimento ao consumidor Fender (o qual mandei um email perguntando qual tipo de ponte eu deveria comprar), me disse que minha ponte tem espacamento das cordas em: 2-1/16".
    Achei outra opcao, como a HipShot, mas eh o dobro do preco. Eu nao gostaria de investir MUITO dinheiro em melhorar essa guitarra, porque foi um instrumento barato e acho que nao vale a pena colocar muita grana. Sou iniciante, pratico ha bem pouco tempo, mas mesmo assim, sempre tive problemas com a afinacao dessa guitarra.

    Tentei buscar uma Wilkinson que tenha o tal espacamento 2-1/16", mas nao encontrei.

    Gostaria de saber se eu poderia ter alguma dica de voces.... se talvez vcs saberiam se essa ponte Wilkinson 2-1/8" poderia funcionar da memsa maneira na guitaraa ou nao... nao sei... algo que pudesse me ajudar com isso. nao tenho experiencia.., nao entendo de upgrades de guitarra.

    Infelizmente, minha guitarra ja estah no Brasil... e eu eh que ainda estou no exterior, mas volto em 2 meses. Por isso necessito comprar a ponte certa, para eu nao chegar aih e me ter uma surpesa desagradavel.... :\

    Agradeco as dicas e ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelo, recomendo fazeres uma pesquisa aqui no blog:
      http://guitarra99.blogspot.com.br/2012/01/telecaster-sx-american-alder-tunada.html

      A tua tele MIM é modelo "Standard"? Acho (não tenho certeza) que as teles Standard mexicanas têm furação de ponte "moderna", portanto a ponte Wilkinson não vai bater com os furos... Cheque o post acima.
      Também vale uma pesquisa pela palavra "MIM" :)

      Excluir
    2. A questão do espaçamento das cordas acredito que não é tão importante. O local da furação da ponte e cordas é que deve ser checado com rigor.

      Excluir
  50. Oi Paulo, desculpe, esqueci de colocar o modelo: eh uma Fender MIM Standard. Eu dei uma pesquisada aqui no blog sobre pontes e Fender mexicana.... (alias, justamente o modelo da minha guitarra foi meio esculachadinha aqui...heheheh......). Como nao tenho a guitarra aqui em maos, vou tentar descobrir qual eh a furacao da ponte pela internet.

    Se vc puder talvez recomendar outras marcas que eu poderia dar uma pesquisada... Essa tal de Callaham eu vi nums blogs, entrei no site, mas iria me custar mais de 160 dolares. Para mim, nao vale a pena. Entao qdo vi no blog de voces essa Wilkinson e o preco que encontrei, seria uma otima opcao.

    Eu vou dar mais uma olhada aqui no blog e na net ver se encontro mais informacoes. Se tiver alguma outra marca que voces conhecam e que tenha um custo-benificio bacana, por favor, me deem 1 toque. Esse Manara, que eh feito no Brasil, vou entrar em contato para ver se tem o jogo inteiro da ponte e vou ver quanto custa tambem.

    Obrigado Paulo.

    Ah, o blog de voces eh muito bom. Gosto muito de ler!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Manara só faz ponte de strato. Já o Christian Bove (procure no Facebook) faz pontes maravilhosas de Telecaster.
      Uma opção mais barata e bem razoável, se a furação da tua MIM for "moderna" é essa:
      http://www.guitarfetish.com/Modern-Style-Tele-Upgrade-bridge-Stainless-Steel-Saddles-chrome_p_501.html
      Saddles de aço.

      Excluir
  51. Boa Tarde
    Eu encontrei uma Ponte Wilkinson http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-695930568-ponte-wilkinson-para-guitarra-strato-wvp2-cr-_JM

    Ela é a mesma do post?
    Pq ele colocou WVP2-CR

    A VS-100 da Wilkinson tbm, é superior a ela? estava pensando em comprar essa WVP e colocar o Bloco Manara, mas to em Dúvida...
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-704314493-ponte-p-guitarra-wilkinson-vs100n-gotoh-_JM
    Abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa utiliza dois pivôs. A tua guitarra tem que ter esse padrão, senão terás que refazer os pontos de fixação. No restante, é quase igual à do post. Bloco de zinco.
      Pessoalmente, não gosto da linha VS. Os blocos são pequenos demais e acho que elas amaciam um pouquinho demais o timbre.
      O Manara faz blocos de aço no padrão das Wilkinson - a furação é diferente de todas as outras.

      Excluir
  52. Olá Paulo,

    Fugindo só um pouco do tópico, saberias informar qual o tipo de haste usada pela WVPC? Adquiri uma Cort M600t que veio sem, e estou tendo dificuldades para comprar uma, pois não acho as especificações do encaixe. Percebi que ela não é de rosca, mas não consigo encontrar medidas para achar a haste certa.

    Grato por qualquer informação! Abraços,

    Rafael

    ResponderExcluir
  53. 6mm, sem rosca. No bloco há uma pequena rosca sextavada para ajustar o aperto do braço por meio de um tubo plástico na cavidade do bloco. Às vezes esse tubo é perdido - daí não tem jeito.
    Podes comprar um braço nessas medidas aqui:
    http://www.guitarfetish.com/Push-In-Wilkinson-Compatible-replacement-tremolo-arm-chrome_p_648.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, ajudou muito! Vou arriscar comprar na medida que indicasse. Não faço idéia se esse tal tubo foi perdido, dá pra vê-lo sem desmontar nada?

      Excluir
    2. plástico preto - dá pra ver por cima

      Excluir
    3. Olá Paulo May, comprei uma alavanca nas especificações recomendadas mas ainda assim não coube na entrada da ponte. Será que tem a ver com a rosca de ajuste? Ou será que o diâmetro da haste tem que ser menor que 6mm? Obrigado pelas respostas, abraços

      Excluir
  54. A alavanca da WVPC não tem rosca. Ela fica presa por um pequeno parafuso no bloco. Ele aperta o tubo plástico que por sua vez segura a alavanca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu comprei 6mm e sem rosca, mas ainda assim não encaixou. Será que é algum ajuste nesse pequeno parafuso? Ou é o diâmetro da haste que deveria ser menor? AbÇs

      Excluir
    2. Só vendo, Rafael... O parafuso pode estar apertando o tubo e impedindo a entrada da alavanca... Ou alguém da GFS errou a informação e não é 6mm... Não tenho mais como ajudar aqui...

      Excluir
  55. Aí cara, você deu selo de ouro/prata para a Wilkinson WVP/WVCP. Mas eu acho esse carrinhos muito feios!

    Será que a Wilkinson WVC mantém essa mesma qualidade?

    VLW

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É tudo questão de gosto, Eduardo. Eu não suporto os carrinhos vintage - machucam minha mão - e adoro esses carrinhos de bloco do aço. :)
      A WVC mantém o mesmo padrão de qualidade, sim.

      Excluir
  56. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  57. Olá Paulo! Muito bom o blog!!!
    Tenho uma duvida quanto as pontes da Wilkinson... A wvp que VC comentou no texto, possui 2 furos para a fixação, enquanto o modelo wvp2 possui uma faca e um ponto de fixação. Existe alguma diferença significativa entre os modelos?? Sabe me informar quais os pros e contras de cada um??
    Desde já agradeço!!! Abraço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teoricamente, as pontes com pivôs são mais macias e com menor atrito dos componentes. É bom lembrar que mesmo nas vintage, os parafusos não são rosqueados até o final - há sempre um espaço para o movimento. O ponto de fixação (um tipo de gancho, na verdade) na WVP2 é apenas para evitar, que, num movimento muito agressivo do guitarrista, a ponte se mova na diagonal ou lateralmente.

      Excluir
  58. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  59. olá Paulo, encontrei esse modelo no ali express wvp6, que aparentemente é a mesma ponte, com preço bem atrativo, porém essa furação achatada me deixou com certa incerteza, você saberia me dizer a diferença? ou influência?

    Link

    www.aliexpress.com/item/ST-Guitar-Wilkinson-WVP6-Tremolo-Bridge-Stainless-Steel-Saddles/32833956842.html?spm=2114.search0104.3.15.38ae52e75okXN8&ws_ab_test=searchweb0_0,searchweb201602_5_10152_10151_10065_10344_10068_5722815_10342_10547_10343_10340_5722915_10548_10341_5722615_10696_10084_10083_10618_10307_5722715_10059_306_100031_10103_10624_10623_10622_5722515_10621_10620,searchweb201603_25,ppcSwitch_5&algo_expid=0fe5d299-fb76-40eb-9ad3-c8d1f5fa4610-2&algo_pvid=0fe5d299-fb76-40eb-9ad3-c8d1f5fa4610&transAbTest=ae803_1&priceBeautifyAB=0

    ResponderExcluir

Antes de perguntar, faça uma pesquisa no campo "Pesquisar nesse blog".