domingo, 25 de maio de 2014

FAQ-003: Orientações para perguntas



         Pessoal, estamos já com 175 posts publicados e mais de 8.000 comentários -  pelo menos metade desses são perguntas, e dessas, pelo menos 30%, repetidas - quando o visitante faz a pergunta sem pesquisar no texto do post e/ou ler os comentários relacionados.
Imagino que, por baixo, três a quatro mil perguntas foram respondidas.
Por isso, com certeza, mais de 80% do tempo que dedicamos ao blog é gasto respondendo perguntas... Teríamos muito mais posts interessantes com maior tempo livre para postar e não ficar respondendo quase sempre a mesma coisa.

Tentem colocar-se no nosso lugar. Esse blog tem por objetivo relatar as nossas experiências de aprendizado "leigo" como guitarristas com interesse em luthieria. Não somos profissionais dessa arte, portanto as perguntas devem relacionar-se somente e especificamente com o post em questão.

Blogs acabam sendo abandonados por seus autores justamente por isso: quando deixam de ser um prazer e tornam-se um incômodo. Perguntem para o Rafael Gomes, cujo blog "Zona do Humbucker" foi um dos que inspirou o "Louco Por Guitarra", por que ele parou de postar...

Nós temos leitores aqui que são fantásticos. Apoiam, contribuem e quando fazem perguntas, são objetivos, específicos e complementares.
Por outro lado, pra citar um dos inúmero exemplos, eu já fiz vários posts sobre as guitarras SX e volta e meia alguém pergunta "Mano, o que tu achas da SX? Será que vale a pena?" Nesses momentos eu me pergunto se vale a pena tudo isso.

Existem dois campos de pesquisa do blog: um no topo da página à esquerda e outro na coluna da direita. Lá tem o aviso: "Pesquise antes de perguntar". Infelizmente poucos fazem isso.
E o pior de tudo é quando a pergunta é feita clicando no link "resposta" de outra pergunta. Exemplo: no post "Guia Para Tunar Guitarras Baratas" existem 236 comentários/perguntas/respostas. Não dá pra ler o comentário 135 e fazer uma pergunta ali, clicando em "resposta" - nós simplesmente não conseguimos localizar sem correr toda a página com os 236 itens... E já fizemos isso inúmeras vezes.
É extremamente cansativo e, desculpem o termo, broxante! Vá até o final da lista, clique em "ADICIONAR COMENTÁRIO" e faça sua pergunta ali. (Se precisar citar algum comentário anterior, o faça localizando a data)

Para que o blog continue ativo, somos obrigados a estabelecer novas regras para perguntas. Só responderemos às perguntas:

1 - Diretamente relacionadas aos posts. Se o post é sobre uma strato SX, não pergunte sobre uma strato Tagima, ou Michael ou até mesmo uma SX de outro modelo.

2 - TODAS as guitarras que temos foram postadas e a nossa opinião sobre elas está clara. Não adianta perguntar sobre guitarras que não foram postadas e que, portanto, não conhecemos.

3 - Perguntas do tipo "o que você acha de tal guitarra...?" não serão respondidas. Novamente, TUDO que nós achamos sobre o que conhecemos já está postado. Seria irresponsabilidade falarmos sobre guitarras que não possuímos ou conhecemos bem.

4 - Não somos luthiers, não fazemos/montamos guitarras para terceiros e não comercializamos nada nesse blog.

5 - Perguntas cuja respostas estão no próprio post são quase ofensivas. Demonstram no mínimo preguiça/indolência e falta de educação. 

6 - A ordem sequencial é essa: Leia o post, procure posts relacionados e faça uma boa pesquisa. Depois pergunte.

Gratos pela atenção!


E já que parece que quase ninguém lê a coluna fixa da direita da página, vamos repetir:


As opiniões sobre timbres (e madeiras, captadores, etc.) são estritamente pessoais. Isso é um blog e não uma revista. Não aceitaremos críticas e julgamentos sobre o nosso gosto pessoal, já que respeitamos o dos outros. Posts anônimos serão geralmente deletados.

Os demais comentários são sempre bem vindos e os agradecemos imensamente, mas perguntas "off topic", discussões específicas, dúvidas e assuntos mais complexos podem eventualmente não ser respondidos.

O tempo que dispomos para atualizar o blog é pequeno. Se tivermos que responder muitas perguntas ou assessorar assuntos de guitarra não ou pouco relacionados aos tópicos do blog, aí não sobrará tempo para nada. Adoramos falar de guitarras, mas às vezes simplesmente não é possível...

Não disponibilizamos e-mails pessoais por razões óbvias.
Não responderemos a contatos feitos pelo Facebook ou qualquer outra rede social.
Temos nossas profissões não relacionadas à música, nossas famílias, etc. O fator que mais prejudica a dinâmica do blog são as perguntas gratuitas fora do contexto dos tópicos e solicitações de opiniões sobre equipamentos e configurações.
O intuito do blog é passar informações pessoais que possam ser úteis para os leitores tirarem suas próprias conclusões.

O Louco Por Guitarra é um blog e não um "Fórum de Discussão".


50 comentários:

  1. De fato é uma coisa chata mesmo... e espero sinceramente que a galera tenha mais consciência e menos preguiça.
    Acompanho o blog a 1 ano e acho sensacional.

    ResponderExcluir
  2. Paulo, tenho uma sugestão: Em TODOS os próximos posts, vc finaliza com um parágrafo específico falando disso. De repente, até com as próprias regras q vc acaba de criar. Pode parecer besteira, mas com isso vc se exime de responder qq coisa q estema fora das regras e, caso alguém se ache no direito de reclamar, vc cita o último parágrafo do post e, sonoramente, dá um "foda-se" no mala. :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa ideia, Sid. Acho que daqui pra frente faremos isso. O problema são os outros 175 posts antigos que ficarão sem o aviso :)

      Excluir
  3. OK... Aproveitando: qual a melhor strato, Tagima ou Condor???

    .
    .
    .

    Calma... só uma brincadeirinha... hehehe

    Concordo plenamente com o exposto. Porém... esse negócio de "regra" sempre tende a ser respeitado apenas por aqueles que normalmente já teriam bom senso suficiente para não precisar delas!

    Respondam só o que estiverem a fim de responder e pronto. Mais fácil!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. JJJ, embora concorde que sua abordagem seja a mais "fácil", nós sempre tentamos responder todos os que aqui nos prestigiam e fazem perguntas e pretendemos assim continuar. No entanto, como o Paulo disse, poderíamos usar melhor o tempo que passamos respondendo perguntas redundantes com novos posts e atividades relacionadas ao Blog de maneira mais produtiva. POr essa razão, as vezes temos que ser mais incisivos em algumas respostas e requisitar ao leitor que pesquise e coisas do genero, sempre visando o melhor aproveitamento do conteúdo, mas que também toma tempo. O estabelecimento das regras e seu cumprimento é uma consequencia disso tudo, e visa sempre que o Blog tenha mais conteúdo e continue interessante a todos. Tenho certeza que todos nos entenderão. :-)

      Excluir
  4. Apoiado Paulo. Eu sou um dos inúmeros que se beneficiam dos seus posts, mas creio que só fiz três perguntas em seis meses ou mais que acompanho o Blog.
    Aproveitando, até para ser econômico, vc viu este lançamento da Eagle? Se quiser te mando as impressões, pois eu comprei e não está nem no site deles ainda.....

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-562306201-guitarra-eagle-telecaster-lancamento-stillussom-_JM#D[S:HOME,L:CONVCATEG-CORE-ITM,V:1]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece bonita... Imagino que o tampo seja de spalted maple, mas a simetria da figuração - absolutamente idêntica nos dois lados... Sei não, pode até ser uma gravura colada. Qual é a madeira do corpo?
      De qualquer maneira, encerrei minhas aventuras com guitarras chinesas :)

      Excluir
    2. rararara... tá certissimo Paulo ;) de qualquer forma, levei em um luthier amigo de confiança que me garantiu ser de spalted maple e o corpo de mogno. Igual ao modelo ETL003 que vem sem a pintura e com dois humbs....

      Gostei bastante do som...vou te mandar as impressões em um texto\post hoje a tarde...

      abs,

      Excluir
  5. Realmente, querer a informação já mastigada é fogo. Acompanho bastante o blog, só tenho a dizer parabéns. As pessoas esquecem que timbre também é gosto, e é muito subjetivo. Realmente, seria muito bom que o tempo pudesse ser melhor gasto com posts interessantes. até porque esse tipo de pergunta já assombra os fóruns da vida, o próprio FCB tem uns vinte posts por dia com "qual equipamento é melhor, x ou y". Acho que o mais certo é ignorar esse tipo de pergunta/comentário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato Caio, eu sempre pergunto, melhor ou pior pra que? :-)

      Excluir
  6. Uma solução muito mais prática e simpática seria criar um escopo, tipo um cabeçalho, para o blog. Acontece que acesso o blog diariamente para ver se tem novidades e sempre me surpreendo, por isso o indico sempre a todos os músicos com quem me relaciono, como sendo uma preciosa fonte de informações sobre o instrumento. Estudantes, iniciantes e profissionais acabam gostando tanto que passam a considerar vocês como "gurus" e isso é uma homenagem, e um fardo, que todo famoso precisa carregar. Eles buscam a opinião e orientação dos gurus, viram seus fãns e merecem respeito, pois é através deles que o seu trabalho é reconhecido e divulgado. Vale muito a pena deixar claro a intenção do blog para não frustar esses fãs e, ao mesmo tempo, não surtar com as perguntas muitas vezes primárias. Criar regras é bom, mas especializar é muito melhor. Digam somente "este blog é dedicado ao estudo e pesquisa da história, manutenção, funcionalidade e aplicação de guitarras tipo fender e gibson, e seus clones ou similares" , ou algo nesse sentido. Um abração e, mais uma vez, parabéns por esse incrível trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Sérgio,
      Não queremos de maneira nenhuma afastar ou discriminar qualquer leitor que seja, muito pelo contrário, só gostaríamos de enfatizar que as vezes uma pesquisa pelos outros posts ou mesmo uma leitura mais atenta ao post em si responde e evita as perguntas redundantes que falamos. Adoramos isso aqui (falo por mim mas tenho plena certeza que o Paulo também) e não queríamos limitar o nosso escopo que é nada além de Guitarra ! :-)

      Sempre procuramos responder a todas as perguntas do blog, ou eu ou o Paulo, mas quando respondemos 4,5,6 vezes a mesma pergunta que já foi muitas vezes respondida no próprio texto ou em algum outro post do Blog, ou que não tem nada a ver com o texto publicado é que a coisa fica chata. Ah e desde a sua criação o Blog tem um "Aviso" na coluna da direita explicando, de maneira menos formal, o que aqui chamamos de "regras". :-) Obrigado mais uma vez pelo apoio e compreensão.

      Excluir
  7. Sugestão : este tópico deveria ser apenas par leitura e didático, responder as afirmações e concordâncias só ocupa inutilmente o tempo de Vcs. Obrigado pelo blog, é fantástico e a generosidade em compartilhar e fornecer tanta riqueza de informações abre os olhos de leigos que ainda são e graças a Vcs não serão tão mais... Não respondam por favor, façam novos postos! Saúde e paz...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Paulo! De verdade, mas acho importante a troca de idéias com a galera aqui. Todos os pontos de vista adicionam desde que dividos e colocados de maneira civilizada e educada. Não se preocupe, logo vem post novo! :-)

      Excluir
  8. Não desanimem! O blog é fantástico! Já me beneficiei aqui incontáveis vezes hahahah continuem sempre com seu ótimo trabalho e não deixem que isso deixe de ser um prazer. Peço desculpas se alguma vez já fiz alguma pergunta desse tipo. Estou sempre ansioso por novos posts! Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. André, não há do que se desculpar. Até agora, todos que estão comentando aqui - tu incluído - estão naquela turma dos "bons frequentadores". Quem realmente incomoda nem vai ler isso :)

      Excluir
  9. Também só tenho a agradecer a manutenção do fórum com as novas regras. Também venho aqui todos os dias e a grande sacada são os posts e opiniões embasadas em experiência, vivência como músicos e daí a paixão pelas guitarras e suas peculiaridades.
    Apesar de diferente, senti um pouco isso no finado FGP, mas o descaso da revista e os spammers infelizmente mataram um acervo rico, interessante.
    Resumo: o blog aqui é sério mas muito divertido. Se as vezes ficarem de saco cheio, peguem suas Fender, Gibson e relaaxem !! Elas renovam as energias e os mantém por aqui mais algum tempo rsrs.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marçal - já conheces/és membro do "Boteco dos Guitralhas" no facebook? Foi criado por remanescentes do FGP. Se não e tiveres interesse, me passe o link do teu facebook.
      Abraço!

      Excluir
  10. Puxa, logo agora que eu ia perguntar sobre como tunar uma guitarra fabricada no Laos, que eu ganhei numa rifa, para deixá-la com o timbre da guitarra do Brian May...

    Brincadeirinha :-)

    Tomara que com essas novas regras "anti-folgado" vocês, Paulo e Oscar, continuem tendo prazer em manter esse blog por muitos e muitos anos.

    Longa vida ao Louco por Guitarra!

    ResponderExcluir
  11. Paulo, vocês tem razão e acho que eu mesmo já dei algumas bolas fora algumas vezes.
    Desculpem o incômodo e vida longa ao blog! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há o que desculpar e o teu posicionamento deixa isso bem claro, Hugo.
      Obrigado!

      Excluir
  12. Apoiado... Manda ver... Tem que haver organização mesmo.

    ResponderExcluir
  13. Paulo e Oscar,
    O tempo está tão pouco pro lado de cá que nem perguntas repetidas ando fazendo....

    Alguns "peixes grandes" do youtube estão migrando pra uma midia remunerada. Uma das justificativas é manter o padrão de "trabalho". O debate é importante, mas temo as conclusões.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedro, tu, o Marçal, o Gilmar, Alex Frias, o pessoal que postou aí em cima e mais uns 20 ou 30, pelo menos, já fazem parte do blog. São quase conselheiros vitalícios :)
      Vcs pode m fazer o que der na telha aqui. O problema são os visitantes... Bem, nem preciso descrever o tipo... :)

      Excluir
  14. Paulo, difícil acreditar mas ainda não tenho face.
    Optei por não me associar enquanto eu puder, mas tá difícil. Ouvi falar do boteco por vocês mesmos, ainda no FGP.
    Mando recado assim que eu estiver lá.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu só entrei no FB pra ir até o Boteco, Marçal. Minha página tá parada e não aceito "amizades" exceto de amigos que eu já possuo. Senão fica que nem o Orkut...
      Me avise. :)

      Excluir
    2. Olá Paulo, sei que o convite foi para o Marçal, mas... acompanho o blog desde Outubro do ano passado, nunca fiz perguntas aqui porém já lí todos os posts e comentários. Seria possível me convidar para o grupo do Boteco?
      Obrigado.

      Excluir
    3. Marcelo, o único que indiquei sem conhecer (porque ele acessou o meu FB e pediu) foi um dos dois expulsos do Boteco. Depois disso colocamos uma regra que quem indica passa a ter responsabilidade pelo indicado.
      O Marçal sempre demonstrou educação, conhecimento e bom senso, por isso o convidei.
      Posso te convidar, mas fico responsável por ti :)
      Não conheço muito o facebook - acho que preciso do teu link no face para adicionar no Boteco.

      Excluir
  15. Aproveitando o tópico, tenho uma dúvida, é entre uma SX ou uma Tagima...soa melhor no line 6, no Amplitube ou no Twedd valvulado?
    ...Zueira.....KKKKKKKK
    Falando sério agora,
    Acompanho o blog a uns 2 anos ou mais e nunca precisei de fazer uma pergunta pra obter a resposta desejada. Não por falta de interesse, mais por que exitem tantas questões e tantos links para fazermos pesquisa...
    Se já tem minha pergunta respondida ou então tem um link que leva pra outra página que responde minha questão,vou perguntar novamente? Realmente exaustivo.
    Por favor não parem com as postagens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Eric, você captou exatamente a essência da coisa. :-)

      Excluir
    2. Eu que agradeço Oscar, e dou os parabéns pra quem teve a genial idéia de colocar esses links do lado direito do blog, uso o LPG quase como um portal pra acessar esses links quando não tem postagem nova, hehehe...
      E dou minha opinião, que tal aumentar esse campo: http://ft.trillian.im/0342d0f0e82fef32c73cf9b979a52faa0ad72b5e/6q1YTwbToiB5BtaHN77hUs4AOnBX6.jpg
      ou melhorar o foco? talvez a pesquisa lá no cabeçalho já poupe um tanto de dor de cabeça pra quem não sabe(tem preguiça de) ler.

      Uma dica que pode entrar no FAQ: o comando CTRL+F que todo navegador tem, pra buscar palavras no meio de um post com uma discussão extensa.
      Abraços.

      Excluir
    3. Ops, não tinha visto que já tinha pesquisa no cabeçalho, me desculpe, é o "pogresso" hehehe...

      Excluir
  16. Eric, não consegui ver o link que vc postou, mas a pesquisa que usamos é a que é fornecida pelo Blogspot mesmo. Via de regra funciona bem e sempre acha os posts por palavra-chave. Como todo "Search" precisa de um pouco de paciência, mas acredito que se ache 80% das vezes o que se procura! :-)

    ResponderExcluir
  17. Não pare o blog, Paulo! e Oscar agora tbm ... rs Acompanho quase desde o início, posso dizer que li todos os "trocentos" posts e todos, uns mais outros menos, são interessantes! Não comento muito mas estou sempre acessando! Abraços!

    ResponderExcluir
  18. Olá Paulo(Xará),sou músico de Atibaia-SP e acompanho bastante seu blog que ,para mim, é muito útil e interessante!
    Gostaria de saber se você tem o interesse em divulgar o meu blog(http://paulinhopaes.blogspot.com.br) ,onde eu disponibilizo minhas transcrições,exercícios,partituras e lições,quase tudo relacionado à guitarra .Deixo bem claro que não ganho nada com isso e como você vai observar ,não tem nenhuma propaganda!!
    Desde já agradeço a atenção!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é assim que funciona, Paulinho. Se acompanhas o blog sabes que o foco é apenas no instrumento (e afins) em si e não no aprendizado, técnicas, etc.
      Só colocamos (e muito raramente) links fixos quando temos experiência pessoal própria e os mesmos são sempre relacionados apenas à guitarra enquanto instrumento físico.

      Mas já fica aqui o teu link nos comentários. Boa sorte!

      Excluir
  19. Olá Junior, em primeiro parabéns pelos excelentes Postscript que esclarecem mts dúvidas sobre esse incrível instrumento. Vamos ver se pode me ajudar. Seguinte, coloquei um ser de SD ssl-1em um Fender standard e ficatam extremamente brilhante se é ardidos, sendo impossível tocar com a posição do braço. Testei em vários Amp e tbm regulando nos pois, não vai! Gosto mt dessa nova safra de guitarristas, John Mayer, Johnny Lang, John Frusciante (que por sinal usa esses caps nas suas vintage Strats), assim como gosto dos mestres, Buddy Guy, SRV, Jimmy, Clapton. Minha questão é: quais captadores podem soar mais graves e articulados para balancear o instrumento? Vi um Set de Lollars Black face, mas estão fora do orçamento, 1200,00!! Gostei mt do que ouvi nos CBS, inclusive comprei um para testar no braço. Porém acho que ele ainda vai soar aberto. O que vc acha dos Blues do Sergio Rosar!? Na ponte penso em colocar esse rock surf, será que vai surfar!? Rs... Se puder me ajudar, lhe fico mt grato. Um grande abraço and keep on rocking!!
    Daniel


    Obs:
    Desculpe, o corretor ortográfico escreveu mts cs erradas. É um set* em uma Fender. Nossa.. Pots*. Enfim, por favor ignore as discordâncias em português.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniel, Os SSL-1 soam muito bem pra tudo isso que vc mencionou e não são ardidos normalmente. Você pode tentar olhar outras coisas antes de sair trocando captadores, por exemplo, capacitor de .047, verifique se os potenciômetros são mesmo de 250K. Outra mod que ajuda os graves é a troca do bloco da guitarra por um de aço. O Blues soa parecido com o SSL-1 só um pouco mais agressivo nos médios.

      De uma procurada aqui no Blog que vc vai achar muita coisa sobre bloco de strato, elétrica, captadores e etc! Ok? Abraço

      Excluir
  20. Descobri seu blog há uma semana. Já li algumas postagens e estou gostando bastante. Como sou novo leitor, já estou no caminho certo em ler as regras, para que no futuro eu não atrapalhe o bom andamento do espaço. Obrigado por compartilhar seus conhecimentos.

    ResponderExcluir
  21. Olá,
    não achei em seu blog esta informação, por isso segue uma sugestão:
    As guitarras fender antes da compra pela CBS vinham com pickguard de alumínio, um tal de ABS. Inclusive a Callaham e Guitar Fetish produzem estes materiais. Segue um link sobre o Leo Fender a respeito do assunto: http://www.tone-guard.com/LeoFendersToneSecret/Leo_Fender_Secret_Tone_Formula.html
    Valeu abs,

    ResponderExcluir
  22. Olá a todos! Aqui é Mozart, luthier e guitarrista. Apesar deste blog anunciar seu descompromisso profissional, acho-o muito relevante para nós loucos por guitarras! Por isso estou passando por aqui para sugerir ao Oscar Jr e Paulo May e todos os seguidores do blog, matérias com algumas visões de outros ângulos, como: alguém sabe qual a única coisa que importa, e que o guitarrista tem que focar? etc! O que acham?

    ResponderExcluir
  23. Eu tenho uma guitarra sx cabe essa ponte nela? Obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
  24. Boa tarde!

    Seguinte tenho uma Fender Black top HH Mexicana, porém, achei o timbre ruim.
    Comprei um captador Malagoli Single de meio, para deixar HSH.
    Entretanto, quando fui instalar me deparei com uma chave de 24 pinos, bem diferente das postagens do YouTube.

    Os hambuckers estão ligados, com 3 fios na chave e um na massa dos potenciômetros.

    Há diversas interligações entre os pinos da chave,sobram 7 pinos sem ligações!

    Então, onde ligar o Single de meio?

    Nem, no site da fender encontrei o esquema de ligação, para piorar o número de série da guitarra, não consta na consulta ao site.

    Poderia, me ajudar com isso?

    Att José Cláudio Fagundes

    ResponderExcluir
  25. Tche achei maneiro esse armario-vitrine
    Entendi bem as medidas expostas, acho que poderias informar como ficaram as medidas totais externas do armário : largura, profundidade e altura

    ResponderExcluir
  26. Tenho essa guitarra Epiphone com as seguintes características
    na descrição; Feita a mão na Indonésia por Epiphone. A empresa Epiphone Nashville tennesse EUA. Sou leigo,alguém por gentileza pode me informar se ela é boa?Quase não a usei.

    ResponderExcluir

Antes de perguntar, faça uma pesquisa no campo "Pesquisar nesse blog".